Calvin, o pestinha da filosofia.


Adiei um pouco esse post, temia me emocionar demais, afinal de contas esse garotinho hiperativo significa muito mais do que uma historinha infantil para mim. Então vamos lá, vou tentar dizer porque amo o Calvin e Hobbes (Calvin e Haroldo, no Brasil).

Essa história foi criada por um cidadão muito iluminado chamado Bill Waltterson, cientista politico que virou chargista, nascido em Washington, em 1958.
Sabe por que os personagens tem esses nomes? É uma delicia saber o porquê.
Calvin faz referência ao religioso João Calvino que achava que o homem está sempre inclinado a promover o mal para o seu próximo e o tigre boa gente é uma homenagem ao filósofo inglês Thomas Hobbes, cuja visão acerca do homem era a mais obscura possivél, "o homem é o lobo do homem".

Daí já dá pra perceber de onde vem tanta inspiração para as aventuras desse garotinho hiperativo com seu amigo tigre de pelúcia (vivo em sua mente).

Calvin é um garotinho hiperativo de seis anos que questiona sem cessar o mundo e as pessoas. Com a ajuda de Hobbes se mete em cada situação tão engraçada quão reflexiva.

Às vezes as soluções para os problemas diários estão debaixo do nosso nariz e não vemos, sempre fui apaixonada pela forma como Calvin encara o mundo, como ele arranja soluções malucas para ver as coisas de um jeitinho melhor.

Acha normal passar manteiga no cabelo para conseguir alcançar aquele penteado descolado, não tem medo de dizer que não quer fazer alguma coisa, percebe quando seu pai quer 'palestrar' sobre construção de caratér, e mesmo assim atura todo o falatório do pai e as viagens que sempre são chatissimas. Sua visão sobre extra-terrestres (ele acredita piamente que a grande prova de que somos atrasados é que ninguém de outro planeta tentou fazer contato conosco).

A coisa mais linda é a carga de amor que ele transfere para o imaginário Hobbes (seu tigre de pelúcia). Por exemplo, quando a mãe de Calvin coloca ele em uma aula de natação a primeira coisa que ele pergunta: Você matriculou Hobbes (Haroldo) também?

Olha como o Calvin ama o Hobbes (oooun):



É apaixonado ou se interessou em conhecer mais sobre Calvin, baixar os livros, conferir mais tirinhas? Então acessa o Depósito do Calvin

Esse é um curta francês com um bacurizinho que parece demais com o Calvin, coisa boa tá meu bein:




Até o próximo post folks!

5 comentários:

Rê Caraih disse...

Égua... adorei! Vou ler Calvin... xD

Monique Malcher disse...

Depois que ler vai ficar loucona por ele, o loirinho é irresistivél :D

Rodrigo de Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo de Oliveira disse...

Tua síntese sobre o Calvin foi perfeita! NOSSA, foi muito bom. Agora, eu EXIJO um post sobre "Penauts" e "Mafalda". Rum!
Abraço espremido. (:

Monique Malcher disse...

Rodrigo brevemente vai ter mafalda por aqui,obrigada por gostar, continua lendo o blog tá? :)

Postar um comentário